quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

São José de Mipibu e eu.

Rememória

Fonte:A Ecoar:.-->http://agenciaecoar.blogspot.com.br/2010_04_11_archive.html


SÃO JOSÉ DO MIPIBU


Escritora mipibuense é homenageada pela prefeitura e Câmara Municipal

Clevane Pessoa de Araújo Lopes tem dois livros de poesias editados, "Sombras feitas de luz" e "Asas de Água", além de quinze e-books de prosa e poesias. Foi premiada em concursos dentro e fora do país

A programação em homenagem a escritora Clevane Lopes, que mora em Minas Gerais, ocorreu nesta terça-feira, 04, w começou com uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores, dentro do projeto Câmara Cultural. Autoridades municipais, agentes culturais e demais convidados participaram da sessão.

O vice-prefeito José Arizio representou a prefeita Norma Ferreira, que estava numa reunião no Tribunal Regional do Trabalho em Natal. Ele discursou ressaltando a alegria dos mipibuense em travarem contato com uma filha da terra tão ilustre. “Esta é uma feliz oportunidade de todos nós, mipibuenses, conhecermos o trabalho, a trajetória e o valor literário de uma filha da terra que muito nos enobrece”, disse Arizio.

Por sua vez, o presidente da Câmara, vereador Kériclis Alves Ribeiro (Kerinho), afirmou que a Câmara Cultural vem cumprindo com o papel de divulgar, incentivar e valorizar os agentes culturais do município. Ele pediu que Clevane, hoje residente em Minas Gerais, não deixe mais de manter contatos com sua terra. “Você é um exemplo para as atuais e novas gerações. Eu gosto muito de literatura, até vinha escrevendo algumas coisas, mas a atividade política me desviou do foco”, disse Kerinho, revelando que pretende ainda escrever três livros, um deles sobre a trajetória do líder político Vivaldo Costa, outro sobre a sua infância em São José do Seridó e um outro sobre desenvolvimento municipal. “Estaremos ainda este ano promovendo mais eventos para incrementar a cultura de nossa cidade”, concluiu Kerinho, agradecendo o apoio e a parceria dos seus colegas vereadores e da população em geral.

Saudação

Fazendo a saudação a Clevane Lopes, em nome dos edis, a vereadora Socorro Morais enalteceu o fato de a escritora disponibilizar seus livros gratuitamente na internet. “Quem faz isso é porque se preocupa com as novas gerações. Seja uma embaixatriz na defesa de sua terra, trabalhando junto conosco pelo desenvolvimento de nossa cidade”, conclamou a parlamentar.

Clevane Pessoa se emocionou muito durante toda a sessão Solene. “Estou feliz por retornar à minha terra”, afirmou, traçando um pouco de sua trajetória, com passagens por diversos estados do Brasil. Ela fez questão de doar vários livros de sua autoria para a Biblioteca Pública Câmara Cascudo.

Clevane trouxe uma comitiva em sua companhia. Entre os presentes estava a escritora presidente da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte, Zelma Furtado, a escritora de São Tomé e Príncipe, radicada em Portugal, Inocência Mata, a cônsul poeta Del mundo no RN, Dete Haak, a poeta Del mundo Vivi Viana, os trovadores Pedro Grilo Neto e Ademar Macedo e o vereador natalense Aquino Neto. Familiares da escritora residentes em Natal, também estiveram presentes.

Poesias

Poetas locais fizeram questão de recitar poesias em homenagem à Clevane. Maria Wedna de Carvalho, Neli Andrade e Arlindo Izaías de Macedo apresentaram composições poéticas de sua autoria. A estudante Aldenora Silva, da Escola Municipal Júlio Ferreira da Silva, em Laranjeiras dos Cosmes, emocionou a todos pela sua tenra idade, apresentando interpretações do hino de São José de Mipibu e uma canção em que invocou a paz no mundo.

Logo após a sessão solene foi oferecido um almoço pela Câmara Municipal. Clevane e comitivas estiveram visitando a Igreja Matriz e as Escolas Municipal Júlio Ferreira da Silva, em Laranjeiras dos Cosmes e Estadual Barão de Mipibu, onde recebeu presentes e alunos fizeram apresentações culturais em sua homenagem. Ela esteve ainda na Associação Cultural Cajupiranga, presidida por Amauri Freire e na Biblioteca Pública Câmara Cascudo.

A vereadora Socorro Morais, o chefe de gabinete da prefeitura, João Maria Freire (representando a prefeita Norma Ferreira) e a assessora de Comunicação da Câmara Francineide Dias, representando o presidente Kériclis Alves, acompanharam a escritora durante toda a sua estada em São José de Mipibu.

Mini biografia literária

Clevane Pessoa de Araújo Lopes é nordestina de São José do Mipibu, RN, radicada em Minas Gerais. Psicóloga, ilustradora, conferencista e consultora de assuntos ligados à psicologia, sempre gostou de escrever. Tem dois livros de poesias editados, "Sombras feitas de luz" e "Asas de Água", além de quinze e-books de prosa e poesias. Foi premiada em concursos dentro e fora do país.  


Com João Maria Freire

Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário