domingo, 3 de fevereiro de 2013

Poemário de Clevane Pessoa de Araújo Lopes-hana haruko: Recadinho aos plagiadores.

Poemário de Clevane Pessoa de Araújo Lopes-hana haruko: Recadinho aos plagiadores.: Há tempos, de plantão, persigo a(o)(s)  plagiador(a)(s) .Cada poeta pode escrever sobre lua e sol, pedra e gema, água e terra, ar e fog...

><




Há tempos, de plantão, persigo a(o)(s)  plagiador(a)(s) .Cada poeta pode escrever sobre lua e sol, pedra e gema, água e terra, ar e fogo, temas tão antigos quanto a humanidade.Mas se for realmente poeta  o fará de forma sua:diferente ,ímpar, singular.As palavras usadas vêm da bagagem de cada um .As metáforas são reflexo de vivências,de saberes.Já vi uma curiosa montagem com partes ou versos de poemas vários.Ou trocarem adjetivos, rimas, títulos.Há os que colocam poetas renomados em seus próprios textos, negando a própria autoria. medrosos ou pais desnaturados? Há quem , pelo contrário, assine textos de famosos, com uma certeza infantil de poder enganar os que conhecem mais.

Hoje li um poema mais longo de um (a) dos (as) ladrões.Pessoa até próxima...Em cada estrofe, há algo de mim.Mas cuidado, plagiador (a)(es):assim como você(s)  pode(m)  disseminar rapidamente um texto como seu, a própria Internet data cada postagem!No meu caso, que escrevo desde criança e já participei de bem mais de cem antologias, raramente publico o que ainda não foi publicado.Provar é fácil.Cuidado comigo!Pois mesmo que tentem roubar as fontes, a velocidade internética permite que eu publique aqui e ali ou seja hospedada quase ao mesmo tempo, depois que envio, divulgo,  por pessoas idôneas, que respeitam a autoria! A essas pessoas maravilhosas que nos hospedam, serei sempre grata.

Afinal, desde que entrei na Internet, em 2000, repito duas coisas:"Poeta quer ser lido" e "Campanha pelos direitos autorais, engrosse esse rio"Quando eu cansar de descobrir seus roubos, vou esgrimar -e represento minha verdade, comprovada e legitima! Seu crime, vício ou erro,  é qual roubar a um Banco, algo que não lhe pertence!Que não é empréstimo.Coloque aspas-e terá tomado emprestado o alheio, abertamente.Cite autor e fonte.Seja digno(a) criatura! senão, jamais será um criador! Uma pessoa me disse:"para mim, é honra ser copiada"....Claro, ela própria, grande plagiadora.Conforme eu já disse em outros textos  se você leva um filho pela mão e ele é roubado, deixará de ser filho?Em cada poema, existe uma espécie  "DNA", de expressões digitais, do autor.Um dia, sendo o filho  devolvido, será comprovada a paternidade,pela concepção, pela maternidade, pela gestação, pelo parto...

Autoria é sagrada! Qualquer dia, conforme dizem na roça, "dou nome aos bois".Delete o que o meu e tenha a alegria de criar o que é seu!

Clevane Pessoa . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário