O livro de Maria Helena Sleutjes, devolve-nos a delícia de trocar c artas-quando a alma derrama-se em confidências-ainda mais, na infância.Um garoto e uma garota, trocam seus referenciais etários e ler essa troca/soma é algo inenarrável.Eu que fui missivista contumaz desde a infância, aplaudo e recomendo.Ativista cultural, a autora mantém o site Vèus de Maya e organzia encontros culturais, -agora que aposentou-se do Museu Murilo Mendes-MAMM- em Juiz de Fora, onde exercia a profissão de Bibliotecária, tão compatível com seu amor aos livros.Escreve para adultos e crianças-e um de seus trabalhos fantásticos, é Fractais, em lindo estojo, com lâminas criadas no tema por Cristine Guadelupe.Vale a pena ler, pois vai interessar a pessoas de todas as idades, inclusive educadores, pais e avós.Clevane Pessoa.
Theodoro e Mariana-Inocente e Consistente c orrespondência entre Crianças-O Livro e sua autora.
Clevane Pessoa
O livro de Maria Helena Sleutjes, devolve-nos a delícia de trocar cartas-quando a alma derrama-se em confidências-ainda mais, na infância.Um garoto e uma garota, trocam seus referenciais etários e ler essa troca/soma é algo inenarrável.Eu que fui missivista contumaz desde a infância, aplaudo e recomendo.
Ativista cultural, a autora mantém o site Vèus de Maya e organiza encontros culturais, -agora que aposentou-se do Museu Murilo Mendes-MAMM- em Juiz de Fora, onde exercia a profissão de Bibliotecária, tão compatível com seu amor aos livros.
Os encontros preciosos, chamam-se Café com Poesia(e Artes).Conheci-a quando fui a Juiz de Fora, para o jantar de cerimônia da entrega da medalha Tiradentes, pela FALASP, das mãos do escritor e poeta Conde Thiago de Menezes,seu presidente.Foi "amizade à primeira vista" e quero-lhe muito bem, além de admirar sua obra e estilística.
Pertence à Academia Juizforana de Letras, onde marca presença, pela simpatia, pela cultura,pelo ativismo .Gosta do Coletivo, tanto que agrega-se em " EXERCÍCIO DE OLHAR", editado sob a chancela da FUNALFA (Fundação juizforana) livro a cinco poetas ótimos : Ana Másala, João Manoel, Alessandra Espínola e Lázara Papandrea. As edições s costumam ser muito belas, além do conteúdo.Exercício de Olhar é um luxuoso álbum colorido.
Escreve para adultos e crianças-e um de seus trabalhos fantásticos, é Fractais, em lindo estojo, com lâminas criadas no tema por Cristiae Guadelupe.
Maria Helena , Trata de temas diversos e gosta de atrair o público infantil, com recursos deliciosos- um de seus livros infantis ."Ana Balão",traz um balão de sopro preso.Theodoro e Mariana traz envelopes-para a percepção de remetente, destinário...quem envia, quem recebe...pontos de vista semelhan tes e diferentes, focos de assunto para meninos, para menin as.E de permeio, sempre a família nuclear no entorno, o delic ado assunto da morte de uma avó...
Vale a pena ler Theodora e Mariana, pois vai interessar a pessoas de todas as idades, inclusive educadores, pais e avós. Estudos demonstram que eescrever c artas é salutar, pelo aspecto catártico, pelo que auxilkia outrem a conhecer-se melhor, enquanto escreve suas confidências.A linguagem escrita melhora, a sociabilidade e auto-confiança também.Mais que em diários, um exercício pessoal de auto-ajuda , dese spero ou esperança, trocar cartas pressupõe que os seres humanos têm por base , o in terrelaciuonamento e assim se fazem, crescem, entendem a si mesm os.Sem dúvida, a personalidade dos missivistas é mais elaborada e compreendida.
Que Maria Helena Sleutejes possa sempre dar continuade a esse seu belo trabalho da profissão de escrever.Os leitores agradecem.Eu, inclusive.
Clevane Pessoa.
Há tempos, fiz uma entrevista com ela, leiam-na para conhecer melhor, essa mulher que escreve, gosta de viajar e é uma ativista cultural de primeira linha!
http://www.recantodasletras.com.br/entrevistas/3529196
Acima,livro-objeto: o álbum-caixa de Fractais.
Com as atentas crianças...
Maria Helena, abaixo, no Colégio dos Santos Anjos
><
Recadinho emocionado:
"Maria Helena,adorei ver sessa foto.Você está radiante! Estudei aí-na terceira série do
´primeiro grau e ao voltar, na terceira série do segundo grau-formei-me aí em normalista
(1964) .Foi onde ministrei as primeiras aulas, inventando minha metodologia per formática
para ensinar a orgem diereta e a indireta, com as crianças movimentando-se com cartazes
de palavras, pela sala-de-aula, tornada palco improviado...rss-como professora e ensinei
dança-se não me engano, com a Primavera, de Vivaldi- , para pequenas alunos
dançarem em um evento, E seguia, pequena, à regra, o lema"Que as meninas dos Santos
Anjos-sejam os anjos
das outras meninas"...Rsss..Lembro-e até hoje sinto o aroma- do jardim cheio de roseiras de
minha época!Gostaria de voltar lá um dia...Linda foto!Clevane Pessoa de Araújo.Rosas para
você.E aplausos." Clevane
><
Querida Clevane, li emocionada suas palavras generosas. Sendo você a escritora e poeta que é, sensível, talentosa e um ser humano cativante, suas palavras muito me honram e envaidecem. Obrigada pelo presente lindo desta postagem. Na verdade, não há como agradecer algo assim, então, saboreio cada uma delas com alegria inenarrável. Mil beijos.
ResponderExcluir